MARKETING DIGITAL: OS 5 PILARES PRINCIPAIS!

Anteriormente, quase todas as ações de Marketing eram fundamentadas em interrupção. Havia uma grande luta entre as marcas para decidir quem ganharia a atenção do consumir. E para isso, valia de tudo. E uma das formas mais comuns desse esforço (de ganhar a atenção), era interrompendo a rotina dos possíveis clientes. Seja na horário da novela, do jornal ou de uma partida de futebol.

Aonde quer que pudesse, sempre havia uma marca proclamando a qualidade e presteza dos seus produtos ou serviços. As empresas literalmente roubavam a atenção das pessoas. Isso tudo para afirmar que ela detinha a solução para todos os seus problemas.

Mas na Era da Informação, as coisas mudaram!

Imagem com ilustração de marketing e tecnologia

A tecnologia e o seu fácil acesso transformaram de maneira radical o comportamento do consumidor mudando completamente o jogo. Diante disso as empresas precisaram criar novas formas de atrair, conquistar, vender e manter seus clientes.

Por causa disso, a pergunta de 1 milhão de dólares no marketing é essa: Como as marcas podem gerar valor para as pessoas, criar um posicionamento forte e vender cada dia mais?

Pensando em uma resposta adequada para esse desafio, abaixo relacionamos alguns que acreditamos ser os 5 Pilares Principais de uma estratégia adequada de Marketing.

1 – Faça análise de Mercado e Tendências.

Nesta etapa é muito importante você analisar o mercado em que sua marca está inserida. Para isso, é importante que você faça a coleta de dados para então saber como as coisas estão no momento.

Além disso, faça uma escuta ativa sobre o que os principais players do mercado estão falando, e para onde eles estão apontando. Isso vai te ajudar a ajustar as velas para o rumo certo!

2 – Conheça o seu consumidor ideal (sua persona)

Acima de tudo, uma estratégia eficaz de marketing, não busca atrair qualquer pessoa. Seu objetivo é focar suas ações naqueles que realmente possam ter interesse e potencial de consumo dos seus produtos ou serviços (Não seja genérico). Lembre-se, quem quer falar com todo mundo acaba não falando com ninguém. Assim, você diminui os seus investimentos e os direciona para as pessoas certas.

Ao estudar o seu consumidor ideal, busque identificar os seguintes pontos:

  • Características Psicológicas;
  • Característica de Consumo;
  • Perspectivas de Futuro (Aspirações).

3 – Monte uma estratégia de conteúdo

Antes de qualquer coisa, é preciso entender quais são os assuntos e temas que sua persona mais valoriza. Ao fazer isso, você será capaz de entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa e no momento certo. Uma vez que isso tenha sido feito, é preciso começar uma estratégia de criação e distribuição desses conteúdos para o seu público.

4  – Definas quais são os canais de comunicação que sua persona Valoriza

Saber quais as principais tendências de mercado, quem é o seu cliente Ideal e em quais canais ele está presente são pré-requisitos fundamentais para que você possa estabelecer uma estratégia eficaz comunicação. Para isso, é sempre importante considerar as seguinte etapas da Jornada de Compra.

  • Conhecimento;
  • Engajamento;
  • Chamada para ação.

Fazendo isso, você vai proporcionar uma excelente experiência de jornada de compra para a a sua persona.

5 – E finalmente, faça Publicidade digital!

Para alguns empreendedores, investir em publicidade digital ainda é um desafio. E foi pensando nisso que escrevemos o trecho a seguir. Para gerar clareza e segurança naqueles que desejam entrar no mundo digital. 

Como sabemos, quando o assunto é publicidade digital, algumas perguntas sempre aparecem:

  • Como funciona a publicidade digital?
  • Qual é o investimento inicial?
  • Será mesmo que publicidade digital funciona?

Um dos focos principais da Publicidade Digital é gerar um fluxo de pessoas que visitem suas redes sociais, sites e lojas online, etc. E isso através das ferramentas de Interação social como Facebook, Instagram e Google.

Anteriormente, o fluxo de pessoas interagindo com as marcas se dava através de visita pessoal ou contato telefônico. Ou seja, quando a intensão de compra existia, as pessoas se dirigiam até as lojas e empresas gerando um fluxo para as marcas e por consequência os resultados.

Agora, esses movimentos do consumidor em direção as marcas estão diminuindo cada vez mais. E para que você possa ter um fluxo de pessoas visualizando sua vitrine, você precisa não somente fazer a publicidade, mas também observar 3 pontos, que citaremos a seguir.

Conscientizar

Isso mesmo, como as pessoas estão cada vez mais imersas em seus smartphones e computadores, você precisa fazer publicidade digital para se apresentar a elas. Nesse caso, fazer o seu branding. Como já dizia o ditado; “Quem não é visto, não é lembrado”.

Uma das possibilidade de fazer esse branding, é entregando conteúdo de valor as pessoas, como um vídeo com dicas que as ajude no dia a dia. 

Chamar audiência para consideração

A fase da consideração é crucial na publicidade digital. Uma vez que você já alcançou um potencial cliente através do seu conteúdo, você precisa impactá-lo novamente. Nessa fase, o foco não é mais apresentar a sua marca de maneira mais geral. Mas sim, convidar o cliente a conhecer um pouco mais de perto os seus produtos e serviços.

Chamar para a ação

Agora que você já se tornou conhecido ao seu potencial cliente, e ele já sabe sobre seus produtos e serviços, o que você precisa fazer?

Você precisa convidar seu publico a tomar uma decisão! Se as pessoas já sabem quem você é, e como você pode ajudá-las, pode ficar seguro para fazer a tão esperada chamada para ação. É o momento de você começar um relacionamento com os seus novos clientes.

Esses pontos mostram que não há uma solução pronta para o seu negócio. Pelo contrário, somente após reunir essas informações é que você poderá desenvolver uma estratégia de marketing relevante para o seu negócio.

PARA MAIS DICAS: SUGERIMOS O NOSSO TEXTO: UMA LIÇÃO SOBRE MARKETING DIGITAL. PARA LER, CLIQUE AQUI!

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