Qual restaurante você escolhe? Uma lição sobre Marketing Digital!

Ao ler esse título, você pode estar se perguntando… “O que tem a ver escolher um restaurante como Marketing Digital?”. E se a sua curiosidade te trouxe até aqui, eu te convido a ler mais algumas linhas, prometo que vai ser rápido!

Antes de tudo, imagine que você está viajando com o seu carro rumo à uma cidade que ainda não conhece. Agora imagine que você está viajando à noite, quase na hora do jantar.

Depois de algum tempo na estrada, você começa a procurar um lugar onde possa estacionar o seu carro para então fazer uma boa refeição.

Mas como você não conhece o local, é normal que algumas inseguranças estejam presentes na sua mente. Lembre-se que você está em uma estrada desconhecida. E para piorar, à noite.

Após alguns minutos dirigindo, você avista algumas luzes no lado direito da estrada. Ao que parece, é a única parada que você vai encontrar por uns bons quilômetros. Por isso, você decide arriscar. Guia o seu carro em direção às luzes e finalmente chega ao local.

Ao estacionar, logo um sentimento de alívio toma conta de você. Isso porque, o local parece ser seguro, já que há um grande fluxo de carros e pessoas.

E o melhor de tudo, não há só um, mas dois restaurantes em que você pode fazer a sua tão esperada refeição. Porém, um deles está vazio e o outro está cheio.

Mas agora vem à sua mente uma dúvida cruel… “em qual restaurante vou jantar?”

Como escolher?

Como qualquer outra pessoa, você observa. E provavelmente, sua primeira observação é sobre a aparência dos restaurantes. Como está a fachada? Como está a pintura? As janelas parecem limpas?

Mas sabe o que você descobre após essa observação? Descobre que os dois restaurantes são bem parecidos! Por isso, suas primeiras observações não foram suficientes para decidir.

E é claro que não podemos esquecer disso…você também confere o preço.

E o que você descobre??? Que os preços são iguais!!!

E agora? Como você vai decidir?

É claro que eu não posso determinar de forma precisa o que você faria. Mas, o que eu certamente faria é o seguinte…

Eu observaria o que as outras pessoas estão fazendo e o que estão falando. Talvez eu até perguntasse para alguém qual seria o melhor restaurante!

E sabe como essa atitude se chama no Marketing Digital? Prova social!

Elemento importante do Marketing Digital: Prova Social!

No mundo do Marketing, Prova Social diz respeito ao impacto do que as pessoas falam sobre a sua marca geram em potenciais clientes. Ou seja, toda a reação que você gera no público tem peso na decisão das pessoas que poderiam contratar os seus serviços. Ter uma boa prova social dá segurança ao seu cliente de que ele fez a escolha certa.

Agora voltando ao papo sobre restaurante, a resposta sobre qual seria a melhor opção é óbvia! A melhor opção é aquela que está satisfazendo a necessidade dos clientes! E por isso, o que eles dizem, impacta positivamente o volume de novos clientes que entram no restaurante.

Sobre a dinâmica do mercado hoje em dia, onde esses clientes satisfeitos ou insatisfeitos estão? Eles estão na Internet! Estão nas redes sociais!

E se sua empresa não está na internet, ou não tem uma estratégia robusta de comunicação com o seu público, sabe o que ela seria nessa história que eu acabei de contar?

Seria o restaurante vazio! E sabe o que é pior, a comida desse restaurante até pode ser melhor do que a do vizinho, mas sabe o que impactou negativamente a entrada de novos clientes? Foi o fato de que ninguém estava falando dele!

Na internet, por mais que você tenha um site e redes sociais, nada disso importa se os clientes não estão falando de você!

É claro que vez ou outra você pode receber um elogio de algum cliente sobre como está sua comunicação online, mas que impacto esse comentário terá sobre aquelas pessoas que estão online?

Como criar uma Estratégia Eficaz de Comunicação

Primeiramente, é preciso definir o que é uma estratégia eficaz de comunicação. Para a nossa leitura, vamos definir que uma estratégia eficaz é aquela que consegue integrar, em forma de conteúdo, tudo o que há de bom no seu negócio. Depois disso, é preciso direcionar esse conteúdo ao seu público-alvo. Depois disso, é necessário estabelecer uma estratégia de escuta ativa para medir o que está sendo dito sobre você!

Antes de continuar, vamos pontuar os pilares de uma Estratégia Eficaz de Comunicação:

  • – Integra tudo o que há de bom no seu negócio em forma de conteúdo;
  • – Seleciona canais de comunicação e distribui esse conteúdo para o seu público-alvo;
  • – Define uma estratégia de escuta ativa para medir o que está sendo dito sobre você.

E sabe como isso tudo começa? Com uma Análise de Posicionamento Digital!

Análise de Posicionamento Digital (Base do Marketing Digital)

De forma breve, a análise de posicionamento digital deveria ser o primeiro passo para toda empresa que deseja investir em Marketing Digital! Sem essa análise, eu ouso dizer que boa parte dos seus investimentos irão parar no ralo!

Para entender a sua importância, considere como os médicos atuam. Antes de diagnosticar qualquer enfermidade e recomendar algum tratamento, o que eles fazem? Ele avaliam o paciente. Nenhum médico sério saí receitando remédio por aí sem antes avaliar o paciente.

Assim também deveriam ser os profissionais de Marketing! Eles deveriam agir com base em análises!

Então, agora vamos considerar quais são os pontos avaliados nessa análise.

  • – Análise de Mercado e Concorrentes;
  • – Seleção dos canais de comunicação com o público;
  • – Funil de Vendas;
  • – Plano de Ação.

Agora que você já sabe a importância de um bom posicionamento online e do que você precisa, que tal dar um passo além?

No link abaixo eu vou deixar para você a oportunidade de fazer uma Análise de Posicionamento Digital do seu negócio!

Para isso, basta clicar no link abaixo e preencher nosso formulário!

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Com as informações que iremos passar para você, com certeza sua comunicação online irá para um novo nível!

Desde já, agradeço sua paciência e convido você a conhecer ainda mais os nosso serviços!

   

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